Info

REIKI NO OCIDENTE: HAWAYO TAKATA

reiki-takata-3

Uma das primeiras Mestres de Reiki do sexo feminino, Hawayo Takata, era uma mulher que, desde pequena, enfrentou muitos desafios. Filha de camponeses e nascida no Hawai, enquanto trabalhava como boia fria na cultura do bambu e a cana de açúcar, pedia a Deus para que lhe permitisse fazer com suas mão algum outro tipo de trabalho que não fosse ligado à atividade agrária.

Depois ficar viúva, com 35 anos de idade e devido ao excesso de trabalho Takata desenvolveu sérios problemas pulmonares e um tumor abdominal, além de pedras na vesícula e problemas de apêndice.

Enquanto seus pais estavam no Japão, para visitar sua cidade de origem Yamaguchi, a irmã de Takata faleceu no Hawai, então ela resolve viajar para poder dar a notícia aos pais e assim aproveitar para ser tratada na Clinica Maeda, em Akasaka, onde o marido tinha sido tratado, antes de falecer. Estando na clinica e na sala de cirurgia, Takata escutou uma voz que dizia que a “cirurgia não era necessária”, o médico ao saber disto cancelou a cirurgia e indicou a ela um tratamento de Reiki na clinica Shina no Machi, do Dr. Hayashi, onde ela começou seu tratamento diário e em 4 meses estava totalmente curada, tinha ganho 5 quilos e parecia ser 10 anos mais jovem.

Takata, não entendia como as mãos daquelas pessoas podia esquentar tanto, o que fez com que sua curiosidade a levasse a estudar o Reiki,  que nessa época era tesouro reservado para os homens e inacessível a pessoas estrangeiras. Depois de sua primeira tentativa rejeitada, usou o argumento bastante forte, que iria ajudar os imigrantes japoneses nipo-americanos, lhe foi dada a oportunidade para apreender Reiki, permanecendo no Japão e trabalhando na clinica todos os dias ao longo daquele ano. Ela tratou muitos casos diferentes, com sucesso, e aprendeu que para tratar a consequência seria preciso remover a causa.

Depois de ter recebido o terceiro nível de Reiki, voltou ao Hawai sem intenções de se profissionalizar no Reiki, em 1936 se instalou com a sua família em uma casa em Hilo, onde durante 10 anos, funcionou seu consultório.

Takata, recebeu em sua casa a visita do Dr. Hayashi e de sua filha, os quais durante 6 meses, permaneceram no Hawai, proferindo palestras e dando demonstrações sobre o Reiki.

Em fevereiro de 1938, antes de Hayashi deixar o Hawai, de volta ao Japão, comunicou aos seus alunos que Takata, a partir, daquele momento, era mestra de Reiki e estava autorizada a transmitir a técnica. Era ela a sétima mestra do seculo XX no mundo e a primeira mulher no Ocidente, permanecendo assim até 1970.

Dois anos depois da visita de Hayashi, Takata teve um sonho com o seu mestre, pelo que decide viajar ao Japão para visita-lo. Estando Takata no Japão, Hayashi lhe falou sobre a guerra que estava por chegar e quem seria o vencedor, o que deveria fazer e onde deveria ir para evitar os perigos da condição de cidadã nipo-americana com residência no Havai, visando proteger a divulgação do Reiki.

Depois de ter tomados todas providências à preservação do Reiki o Dr. Hayashi reuniu a família e os demais mestres, nomeando Takata como sucessora do Reiki.

Takata tornou-se uma poderosa curadora e introduziu o Método Reiki no Mundo Ocidental. Durante 30 anos ministrou cursos e curou inúmeras pessoas, garantindo, assim, a divulgação do Reiki no Mundo, nesse periodo sentiu necessidade de passar a totalidade dos ensinamentos do Reiki, e então, para impedir uma monopolização do Reiki, iniciou 22 mestres, recomendando-lhes respeitar a liderança de sua neta Phyllis Lei Furumoto, sucessora de Takata e dando-lhes permissão para formarem novos grupos após a sua morte.

TEXTO EN ESPAÑOL.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s